Hoje vou falar sobre os conceitos básicos da orientação a objetos, vou começar primeiramente falando sobre reúso, encapsulamento, classe e os atributos.
Lembrando que o que anoto aqui é fruto de anotações de aulas munidos a leituras que fui fazendo.
Reúso
Bem a orientação a objetos surgiu para tentar solucionar alguns problemas apresentados pela programação procedural. Um dos mais notáveis é mais significativos é a reutilização de código, isso porque a orientação a objetos permite as classes se malear para criar estruturas que persistam dados que serão utilizados por muitos outros programadores. E isso faz com que se evite criar muitos código, e muito código repetido, no processo de desenvolvimento de software.
Encapsulamento
O encapsulamento nada mais é que a transformação e simplificação de uma certa informação. Veja o exemplo adaptado do livro "Orientação a objetos - Aprenda seus conceitos e sua aplicabilidade, da Casa do Código".
Você vai ao médico com dores nas costas e ele te passa uma receita da seguinte forma:
Certamente ao olhar todas essas informações e números você ficará assustado. E sem saber para que tantas quantias. Mas o médico sabendo disso passa uma receita da seguinte forma:
Veja o quão fácil ficou, e agora você ao menos sabe qual remédio você está tomando. Veja que o que aconteceu aqui foi o encapsulamento, ele removeu da exibição as informações que não são úteis para o usuário. E da mesma forma ocorre na orientação a objetos, nela é escondido aquilo que não precisa ser demonstrado, gerando apenas um método que será utilizado por alguém que não terá de se preocupar com problemas que já foram resolvidos antes, esse que está encapsulado em um método.
Classe
A classe basicamente é uma estrutura abstrata capaz de tomar diversas formas, ela é utilizada como uma base para os objetos (Tratarei sobre isso em um outro momento), ou seja, a classe são como moldes para os objetos que serão gerados a partir dela.
Imagine um ovo de pascoa, é difícil acreditar que todos os ovos são feitos a mão, sabendo que seus formatos são perfeitos, e todos muito iguais.
E de fato não usam (Não sou dessa área, então pode ser que alguém faça, mas para demonstrar aqui eles não fazem), todos os ovos são feitos através de uma classe, ou seja, um molde, assim todas as características definidas no molde serão replicadas em todos os objetos.
Atributo
Conforme visto acima, a classe carrega informações que serão replicadas nos objetos, uma dessas informação são os atributos.
Os atributos (Podendo ser substantivos e em alguns casos adjetivos), são as características que a classe carrega, pense na classe Pessoa, quais seriam as características dela:
- Nome;
- Idade;
- Sexo.
Acima listei uma série de atributos para a classe pessoa.
Bem finalizarei por aqui, durante minha leitura vou escrevendo =D
Espero ajudar
Comentários
Postar um comentário